ESTE SITE E O GRUPO ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA (GOLE)

Para os integrantes e autores do GOLE, produzir um site e mantê-lo, apesar do imenso trabalho, significa um esforço concreto no sentido de estabelecer de fato uma dinâmica produtiva entre os três princípios que embasam a vocação universitária: a pesquisa, o ensino universitário e a extensão.

 

O GOLE existe há mais de uma década. Neste período, procuramos sempre contemplar as três divisas, fazendo pesquisa com uma certa radicalidade (nos dois sentidos) cuja meta sempre foi a busca da máxima contextualização possível na escola enquanto acontecimento, enquanto vivência e prática; praticando o ensino universitário atrelado a esse radicalismo, procurar trazer para os alunos as demandas mais cruciais da escola brasileira contemporânea; divulgando conhecimentos, praticando a extensão, mas sempre em uma dinâmica de mão dupla, ou seja, levar, mas também trazer tanto as demandas como as boas soluções e estratégias desenvolvidas por educadores brasileiros.

 

Para nós, este site representa uma convergência entre esses três principios, pois seu objetivo além da divulgação é também funcionar para o ensino e a extensão.

 

Sua própria estrutura se baseia na interação entre os três princípios. Note que ele ainda se abre em: provocações, perguntas, questionamentos cujos objetivos são exatamente fazer o educador, o aluno e mesmo o pesquisador sacudir seus conceitos e práticas; estende-se gradualmente para a formação teórica, pondo sempre à disposição do internauta modalidades de linguagem (texto, vídeo, esquemas, power-point etc.) que permitam um jogo entre elas de tal modo que uma modalidade reforce a outra.

 

A ideia é que o educador visitante seja sacudido por um questionamento, logo após encontre o mesmo tema em um vídeo conceitual, repasse-o assistindo ou lendo (a) uma entrevista mais longa e, ainda, encontre a possibilidade de aprofundamento com textos mais densos (livros, artigos, teses e dissertações). Para que este conhecimento não fique apenas na polêmica, na discussão e na teoria, o site traz ainda um imenso repertório de atividades para sala de aula, que o educador pode imprimir ou mesmo utilizar on line.

 

Como praticamos uma extensão de dupla mão, o espaço estará aberto aos pesquisadores e educadores em geral. Recebemos questões, demandas, pedidos de material didático, consultas e também aceitamos divulgar boas experiências, boas pesquisas.

 

O GOLE tem GOL, OLÉ e GORÓ! É brasileiro como o samba, o repente, a macaxeira, a cachaça, a ginga e a graça (a piada, o riso)! Sua vocação maior é encontrar o jeito brasileiro de ensinar e de buscar conhecimentos. Em vez de internacionalizar como muitos o fazem na Universidade (e isso é necessário!) nós seguimos os passos de Mario de Andrade, buscamos nossos interiores – nos dois sentidos.

  • Grey YouTube Icon