PUBLICAÇÕES DO GRUPO GOLE NESTE SITE

Claudemir Belintane

 

As publicações acadêmicas sempre se dividem em dois grupos: (1) publicações mais científicas, que como por público outros pesquisadores e a comunidade acadêmica em geral; (2) Publicações de divulgação, que têm como público os interessados em geral, no caso da educação, professores, alunos de graduação, pais e outros profissionais. 


As margens entre esses dois grupos não se demarcam com facilidade, pois nem sempre um texto mais científico é inacessível ao profissional da área. Por outro lado, o próprio texto de divulgação pode ter valor e abrangência tal que chama a atenção dos pesquisadores da área e reaparece fortemente em meio às referências científicas.


O que é claro para nós é que o trânsito entre publicação científica e divulgação/extensão) é de fundamental importância, pois um retroalimenta o outro. É claro que a pesquisa científica, sobretudo nos países dependentes como o Brasil, muitas vezes se fecha em copas e pouco aproveita dessa retroalimentação. Isso acontece quando os pesquisadores estão totalmente voltados para os seus pares. No campo da educação essa restrição é altamente condenável, pois a inserção da comunidade interessada (educadores, professores, alunos e pais) constitui o par dialético fundamental do próprio funcionamento da pesquisa e da extensão. Fazer o conhecimento chegar aos interessados e colher deles novas demandas, opiniões, criticas etc. é a contraparte mais importante dessa dinâmica. Podemos dizer que em educação, pesquisa e extensão (divulgação) constituem o eixo tensivo básico da atuação da comunidade universitária.


As publicações deste site têm este objetivo: colocar nossas pesquisas e reflexões ao alcance do público interessado e colher dele um bom retorno para retroalimentar nossas buscas e reflexões. 


Nas páginas que se abrem nesta aba (publicações) e nas abas ao lado (Vídeos e Práticas), o interessado pode encontrar tanto textos acadêmicos escritos em linguagem mais técnica (artigos, teses, dissertações e complementos de livros), como exposições orais de conceitos gravadas em vídeos, em geral, em versões sintéticas e apresentadas num tom mais informal, além de atividades práticas, que os educadores podem aplicar em suas aulas (material didático).  


O item complementos de livros, que aqui figura como um tópico estranho, merece uma explicação: aqui estarão disponíveis trechos de livros que, em razão das misérias do mercado editorial da área da educação (as editoras não querem mais livros extensos, apenas livros com menos de 100 páginas), não puderam ser publicados. Em geral, haverá sempre um link na página do livro de onde o conteúdo teria sido retirado. Notem que os dois itens que estão nesta página fazem referência ao livro de onde foram returados.


O volume destas publicações tende a aumentar ao longo dos anos, sobretudo os da página atividades práticas, pois temos um imenso banco de dados de materiais didáticos testados em nossos projetos, que serão publicados ao longo de 2017.


Esperamos que nossos interlocutores utilizem o conteúdo deste site e que mantenham conosco uma relação colaborativa, criticando-os e dando devolutivas importantes. Desejamos também que escolas, professores e pais tragam novas demandas e desafios ao GOLE. 

  • Grey YouTube Icon