SOBRE OS AUTORES

Claudemir Belintane
É Professor Livre-docente na Universidade de São Paulo (1997) e pesquisador na área de linguagem, desenvolvendo o eixo temático "linguagem e educação". Seu foco principal se estabelece a partir do tripé oralidade, escrita e memória (incluindo os meios eletrônicos). Possui diversas pesquisas e publicações nos campos da alfabetização e do letramento, sempre tendo como perspectiva a cultura oral e a literatura. (Currículo Lattes)
Memorial
O presente memorial organiza-se em duas partes. Na primeira, tomei a liberdade de narrar alguns episódios significativos de minha vida, levando em conta que em minha teoria, quase machadiana, “o menino é pai do homem”. Como não me alinho à visão desenvolvimentista da inteligência ou do psiquismo, a infância, puberdade e adolescência não são recortes de um passado acabado. (Memorial)
claubelintane@gmail.com

Isadora Rebello
Graduada em Letras pela FFLCH - USP, mestra em Linguagem e Educação e doutoranda na mesma área de pesquisa pela Faculdade de Educação da USP. Pesquisa a presença da poesia no processo de alfabetização, a fim de refletir acerca das experiências das crianças com a linguagem poética na trajetória do ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I na Escola Antonieta e Leon Feffer. (Currículo Lattes)
isadorarebello3@gmail.com

Katia Arilha Fiorentino Nanci
Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Metodologia do Ensino de Português na FEUSP. Também coordena a área de Língua Portuguesa na educação infantil e no ensino fundamental 1 de uma escola particular paulistana, após ter experienciado por vários anos a atuação como professora de Português em diversas séries da educação básica. Sua dissertação de mestrado aborda o processo de alfabetização. No doutorado, seu foco é o letramento na contemporaneidade, que abarca leituras gráficas e em outros suportes, como os das novas tecnologias, nos anos de consolidação da leitura e escrita (primeiro ciclo do EF). Os temas são abordados a partir do conceito de Narrativa. (Currículo Lattes)
katiafiorentino2014@gmail.com

Mariana Giorgion
Psicanalista, doutoranda e mestre em educação pela FE/USP, tem como foco de pesquisa as relações subjetivas que contornam os processos de ensino-aprendizagem. (Currículo Lattes)
marianagiorgion@me.com

Paulo Chagas Dalcheco
Mestrando na área de Linguagem e Educação na FEUSP, é pesquisador do Projeto Desafios, financiado pela CAPES. (Currículo Lattes)
dalchecopaulo@gmail.com

Márcia Celestini Vaz
Doutora em Linguagem e Educação (FEUSP), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP), Especialista em Literatura (PUCSP) e Bacharel, com licenciatura plena, em Língua e Literatura Portuguesas (PUCSP). Docente das áreas de Língua Portuguesa (leitura, produção e interpretação de textos), Linguística e Literatura, com experiência em docência dos Ensinos Fundamental e Médio (em instituições de ensino públicas e particulares) desde 1992 e no Ensino Superior, desde 1999, no qual atuou também como coordenadora de cursos de licenciatura - Pedagogia e Letras - por cinco anos (2002-2007). Coordenadora da disciplina de Língua Portuguesa e assessora pedagógica em instituições privadas. (Currículo Lattes)
celestin@uol.com.br

Sheila Oliveira Lima
Graduada em Letras (Português/Russo) pela USP, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutora em Linguagem e Educação pela mesma universidade. Docente da área de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UEL) e do Subprojeto Letras-Português do PIBID-UEL (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Os principais focos de interesse são ensino de leitura e de literatura, formação do leitor, subjetividade, oralidade, formação docente. Realiza pesquisas e possui artigos publicados sobre ensino de leitura e de literatura e formação do leitor. (Currículo Lattes)
sheilaol@uol.com.br

Márcia V. Cavalcante
Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie SP, possui especialização em Programa de Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco-UPE e graduação em Letras. Fez parte do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste- PQLP-CAPES, atuando no ensino de língua portuguesa/literatura e na formação de professores. É professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Tem interesse nos seguintes temas: oralidade/alfabetização, ensino de língua portuguesa/literatura, formação de professores e Timor-Leste. (Currículo Lattes)
marciacalva@gmail.com

Anna Rita Sartore
Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Licenciada em Pedagogia e Ciências Biológicas é professora adjunta do Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisa temas em educação com ênfase para Cultura Digital, Formação Docente e Psicanálise. (Currículo Lattes)
ufpesartore@gmail.com

Lucila M. Pastorello
Fonoaudióloga clínica – USP - SP. Mestre em Semiótica e Linguística Geral - Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas –USP-SP. Especialização em Linguagem da Criança Universidade Sorbonne - Paris. Doutora em Educação - Faculdade de Educação – USP-SP. Atua na área clínica e como assessora e consultora em linguagem oral e escrita.
lucilapastorello@gmail.com

Laura Battaglia
Psicanalista, Doutora em Linguagem e Educação pela FE-USP, Mestre em Psicologia Clínica e Psicóloga pelo IP-USP, Especialista em Psicanálise e Pediatria pela Unifesp e tem Aperfeiçoamento em Etnografia e Educação pela FE-USP. Atuou como coordenadora pedagógica, psicóloga escolar, psicanalista em consultório e em diferentes hospitais e UTIs de referência na cidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisas em alfabetização, inclusão escolar, psicossomática e psicologia hospitalar. Atualmente desenvolve projetos na área de educação e psicanálise, e participa de diferentes Grupos de Estudos (GOLE, Rede Emancipa).

Natalia Bortolaci
Mestre em educação e pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, com a dissertação intitulada "A alfabetização no Ensino Fundamental de 9 anos: novas bases curriculares". Atualmente é professora da licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo, câmpus Registro. Foi professora da Escola de Aplicação e da Creche Central da USP, onde organizou em parceria a obra "O Dia a Dia das Creches e Pré Escola - cronicas brasileiras". Participou da pesquisa "O desafio do ensino de leitura e escrita no ensino fundamental de 9 anos".