SOBRE OS AUTORES

Claudemir Belintane

É Professor Livre-docente na Universidade de São Paulo (1997) e pesquisador na área de linguagem, desenvolvendo o eixo temático "linguagem e educação". Seu foco principal se estabelece a partir do tripé oralidade, escrita e memória (incluindo os meios eletrônicos). Possui diversas pesquisas e publicações nos campos da alfabetização e do letramento, sempre tendo como perspectiva a cultura oral e a literatura. (Currículo Lattes) 

 

Memorial

 

O presente memorial organiza-se em duas partes. Na primeira, tomei a liberdade de narrar alguns episódios significativos de minha vida, levando em conta que em minha teoria, quase machadiana, “o menino é pai do homem”. Como não me alinho à visão desenvolvimentista da inteligência ou do psiquismo, a infância, puberdade e adolescência não são recortes de um passado acabado. (Memorial)

claubelintane@gmail.com

Isadora Rebello

Graduada em Letras pela FFLCH - USP, mestra em Linguagem e Educação e doutoranda na mesma área de pesquisa pela Faculdade de Educação da USP. Pesquisa a presença da poesia no processo de alfabetização, a fim de refletir acerca das experiências das crianças com a linguagem poética na trajetória do ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I na Escola Antonieta e Leon Feffer. (Currículo Lattes)

isadorarebello3@gmail.com

Katia Arilha Fiorentino Nanci

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Metodologia do Ensino de Português na FEUSP. Também coordena a área de Língua Portuguesa na educação infantil e no ensino fundamental 1 de uma escola particular paulistana, após ter experienciado por vários anos a atuação como professora de  Português em diversas séries da educação básica. Sua dissertação de mestrado aborda o processo de alfabetização. No doutorado, seu foco é o letramento na contemporaneidade, que abarca leituras gráficas e em outros suportes, como os das novas tecnologias, nos anos de consolidação da leitura e escrita (primeiro ciclo do EF). Os temas são abordados a partir do conceito  de Narrativa. (Currículo Lattes)

katiafiorentino2014@gmail.com

Mariana Giorgion

Psicanalista, doutoranda e mestre em educação pela FE/USP, tem como foco de pesquisa as relações subjetivas que contornam os processos de ensino-aprendizagem. (Currículo Lattes)

marianagiorgion@me.com

Paulo Chagas Dalcheco

Mestrando na área de Linguagem e Educação na FEUSP, é pesquisador do Projeto Desafios, financiado pela CAPES. (Currículo Lattes)

dalchecopaulo@gmail.com

Márcia Celestini Vaz

Doutora em Linguagem e Educação (FEUSP), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP), Especialista em Literatura (PUCSP) e Bacharel, com licenciatura plena, em Língua e Literatura Portuguesas (PUCSP). Docente das áreas de Língua Portuguesa (leitura, produção e interpretação de textos), Linguística e Literatura, com experiência em docência dos Ensinos Fundamental e Médio (em instituições de ensino públicas e particulares) desde 1992 e no Ensino Superior, desde 1999, no qual atuou também como coordenadora de cursos de licenciatura - Pedagogia e Letras - por cinco anos (2002-2007). Coordenadora da disciplina de Língua Portuguesa e assessora pedagógica em instituições privadas. (Currículo Lattes)

celestin@uol.com.br

Sheila Oliveira Lima

Graduada em Letras (Português/Russo) pela USP, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutora em Linguagem e Educação pela mesma universidade. Docente da área de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UEL) e do Subprojeto Letras-Português do PIBID-UEL (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Os principais focos de interesse são  ensino de leitura e de literatura, formação do leitor, subjetividade, oralidade, formação docente. Realiza pesquisas e possui artigos publicados sobre ensino de leitura e de literatura e formação do leitor. (Currículo Lattes)

sheilaol@uol.com.br

Márcia V. Cavalcante

Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie SP, possui especialização  em Programa de Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco-UPE e graduação em Letras. Fez parte do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de  Língua Portuguesa em Timor-Leste- PQLP-CAPES, atuando no ensino de língua portuguesa/literatura e na formação de professores. É professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Tem interesse nos seguintes temas: oralidade/alfabetização, ensino de língua portuguesa/literatura, formação de professores e Timor-Leste. (Currículo Lattes)

marciacalva@gmail.com

Anna Rita Sartore

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Licenciada em Pedagogia e Ciências Biológicas é professora adjunta do Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisa  temas em educação com ênfase para Cultura Digital, Formação Docente e Psicanálise. (Currículo Lattes)

ufpesartore@gmail.com

Lucila M. Pastorello

Fonoaudióloga clínica – USP - SP. Mestre em  Semiótica e Linguística Geral - Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas –USP-SP. Especialização em Linguagem da Criança  Universidade Sorbonne - Paris. Doutora em Educação - Faculdade de Educação – USP-SP. Atua na área clínica  e como assessora e consultora em linguagem oral e escrita.

(Currículo Lattes e Prêmio Jabuti)

lucilapastorello@gmail.com

Please reload